panopto-01
Para gravar e disponibilizar conteúdos aos estudantes no Moodle da UTAD proceda aos seguintes períodos:


1º Período: Preparação

É essencial que possua credenciais de acesso UTAD.
Para começar a usar o Panopto, faça primeiro o login na plataforma Moodle (moodle.utad.pt). Este ponto irá servir para criar, como é designado: “Criar UC no Panopto”.


2º Período: Gravação

Para dar início ao processo de gravação do evento é necessário instalar o Panopto Recorder. Para o instalar poderá fazê-lo através do Bloco Moodle da sua disciplina ou se o desejar através do seu backoffice Panopto. Deve de fazer o download do Recorder tendo em conta o seu sistema operativo: Windows ou Mac OS.

 




3º Período: Edição e Disponibilização

Realizando a captura e gravação de vídeo, o Panopto Recorder irá automaticamente enviar o conteúdo para a plataforma, sem que este leve o utilizador/docente a preocupar-se com o envio. Após finalização do processo de envio, cabe ao docente decidir se deseja tornar o seu vídeo público ou privado (para os estudantes).
Se assim o desejar ou não estar totalmente satisfeito com o seu vídeo, poderá utilizar a edição do software Panopto para realizar alguns ajustes, cortes ou agrupar novas fontes de vídeo.
Após todo este processo, o seu vídeo estará pronto a ser disponibilizado na plataforma Moodle ou até partilhar em páginas web ou pessoas específicas.